Certa manhã de inverno, uma formiguinha saiu para seu trabalho diário. Já ia muito longe, à procura de alimento, quando um floco de neve caiu - pim! - e prendeu o seu pezinho! Aflita, vendo que não podia livrar-se da neve e iria assim morrer de fome e de frio, voltou-se para o Sol e disse:
- Oh, Sol, tu que és tão forte, derrete a neve e desprende meu pezinho... E o Sol, indiferente nas alturas, falou:
- Mais forte do que eu é o muro que me tapa! Olhando então para o muro, a formiguinha pediu:
- Oh, muro, tu que és tão forte, que tapas o Sol, que derrete a neve, desprende meu pezinho... E o muro que nada vê e muito pouco fala respondeu apenas:
- Mais forte do que eu é o rato que me rói! Voltando-se então para um ratinho que passava apressado, a formiguinha suplicou:
- Oh, rato, tu que és tão forte, que róis o muro, que tapa o Sol, que derrete a neve, desprende meu pezinho... Mas o rato, que também ia fugindo do frio, gritou de longe:
- Mais forte do que eu é o gato que me come! Já cansada, a formiguinha pediu ao gato:
- Oh, gato, tu que és tão forte, que comes o rato, que rói o muro, que tapa o Sol, que derrete a neve, desprende meu pezinho... E o gato, sempre preguiçoso, disse bocejando:
- Mais forte do que eu é o cão que me persegue! Aflita e chorosa, a pobre formiguinha pediu ao cão:
- Oh, cão, tu que és tão forte, que persegues o gato, que come o rato, que rói o muro, que tapa o Sol, que derrete a neve, desprende meu pezinho... E o cão, que ia correndo atrás de uma raposa, respondeu sem parar:
- Mais forte do que eu é o homem que me bate! Já quase sem forças, sentindo o coração
- Oh, homem, tu que és tão forte, que bates no cão, que persegue o gato, que come o rato, que rói o muro, que tapa o Sol, que derrete a neve, desprende meu pezinho... E o homem, sempre preocupado com seu trabalho, Respondeu apenas:
- Mais forte do que eu é a morte que me mata! Trêmula de medo, olhando a morte que se aproximava, a pobre formiguinha suplicou:
- Oh, morte, tu que és tão forte, que matas o homem, que bate no cão, que persegue o gato, que come o rato, que rói o muro, que tapa o Sol, que derrete a neve, desprende meu pezinho... E a morte, impassível, respondeu:
- Mais forte do que eu é Deus que me governa! Quase morrendo, a formiguinha rezou baixinho:
- Meu Deus, tu que és tão forte, que governas a morte, que mata o homem, que bate no cão, que persegue o gato, que come o rato, que rói o muro, que tapa o Sol, que derrete a neve, desprende meu pezinho... E Deus, então, que ouve todas as preces, sorriu. Estendeu a mão por cima das montanhas e ordenou que viesse a primavera! No mesmo instante, a primavera desceu sobre a Terra, enchendo de flores os campos, enchendo de luz os caminhos! E, vendo a formiguinha quase morta, gelada pelo frio, tomou-a carinhosamente entre as mãos e levou-a para seu reino encantado, onde não há inverno, onde o Sol brilha sempre e onde os campos estão sempre cobertos de flores!
Super Legal esse blogger, gostei demais, a hiatória da formiguinha e a neve é igual a do livro
ResponderExcluirmuito legal essa historia...esarei trabalhando com meus alunos durante este mês.vai ser d++++.beijos gi
ResponderExcluireu adorro esse livro tinha lido ele na 2 serie do insino medio é muito legal adorei e ñ mim canso de ler
ResponderExcluireu tmb adoro esse livro e vou tabalhar esse mes com os meus alunos com dramatizaçoes e tudo aue a hitoria tem direito e muito linda
ResponderExcluirmuito legal esta história,vamos fazer uma peça de teatro para os nossos filhos da primeira série na escola contando esta história.
ResponderExcluirsuper legal hoje eu comentei com a minha neta sobre essa história e ela queria que eu contace para ela , busquei e encontrei .
ResponderExcluirquero muito contar aos meus netos . onde posso comprar? alguém pode me dizer???
ResponderExcluirquem e o narrado dessta historia
ResponderExcluiradorei
ResponderExcluiradorei a historinha para trabalhar com meus alunos obrigado muita linda
ResponderExcluirLinda! Poderia também trabalhar esta historinha com uma bela narração em vídeo pelo Youtobe e a que aqui está registrada.
ResponderExcluirParabéns ao Encanto Infantil e a Carlinha, por nos dar esse espaço infantil, muito lindo!
http://www.youtube.com/watch?v=qVZd_WRjOww&feature=related
ameii sóo pedirr a deus ki ele faz
ResponderExcluirgostei de mais vou fazer um teatro da formiguinha e a nave.
ResponderExcluirQuando era pequeno nao tinha entendido que a forminha tinha morrido. Tadinha.
ResponderExcluirEu sempre ouvir essa historinha,quando aprendi a ler foi o primeiro livro de historinha que li e agora conto todos os dias pra minha filha.
ResponderExcluirOlá Carlinha,gostei muito do seu blog, já coloquei como indicação no meu blog. Serei sua seguidora....
ResponderExcluirEspero sua visitinha!!!
Mil bjs
Meu blog: http://orientarpedagogos.blogspot.com/
A historinha da minha infância! ^_^
ResponderExcluirA história di condo eu era criança qui Saudades dese tempo 👏👏
ResponderExcluir